sábado , 30 agosto 2025

Confira a agenda de peregrinação das relíquias de Santa Teresinha em São Luís

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão recebe, nesta segunda (08/04), as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que estão em peregrinação por 70 cidades do Brasil, desde o dia 13 de janeiro. A primeira concentração e carreata inicia no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, a partir das 16h30.

Esta é a quarta vez que as relíquias de primeiro grau de Santa Terezinha percorrem o país. Na capital maranhense, única cidade que receberá as relíquias em todo o estado, ela ficará exposta para veneração em diversos lugares. “Será um momento de muitas graças sobre nós. Dentro da urna, temos o fêmur e alguns pedaços dos ossos do pé direito e isso retrata o seu desejo de percorrer a Terra e anunciar Cristo a todos os irmãos. Isto é, mais de cem anos após seu nascimento, ela, literalmente, continua percorrendo o mundo e fazendo cair uma chuva de rosas, nos ensinando a confiarmos e nos abandonarmos nos braços de Jesus”, enfatiza Izabel Salgado, da coordenação da peregrinação em São Luís, em entrevista ao programa Roda Viva.

Confira a programação e participe!

8 DE ABRIL (Carreata e Carmelo São José)
15h30 – Concentração no Aeroporto
16h30 – Carreata
19h – Missa no Carmelo
20h – Vigília no Carmelo

9 DE ABRIL (Carmelo São José e Paróquia Santa Teresinha – Filipinho)
5h – Laudes
7h – Santa Missa
9h – Reflexão da Palavra
10h30 – Santa Missa
12h – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – João de Deus
16h – Carreata para a Paróquia Santa Teresinha – Filipinho
19h – Missa de Acolhida
21h – Palestra
22h – Missa dos Devotos
23h30 – Terço Meditado

10 DE ABRIL (Igreja do Carmo – Centro – e Catedral Metropolitana)
00h às 6h Vigília Noturna
6h Exposição Pública
6h30 –  Santa Missa
9h – Concentração para a Carreata
10h – Igreja do Carmo
15h –  Santa Missa
16h – Saída para a Catedral
16h30 – Chegada na Catedral
17h – Santo Terço
17h30 – Santa Missa
19h –  Palestra sobre a vida de Santa Teresinha
20h –  Apresentações de Canções Teresianas e Testemunhos de Graças
21h30 – Momento de Oração

Leia Também:  Projeto ensina jovens a transformar lixo eletrônico em arte

11 DE ABRIL (Paróquia N. S. Conceição – Anil – e Carmelo São José)
7h30 – Santo Terço
8h – Palestra sobre a vida de Santa Teresinha
9h – Missa de Despedida com a entrega das rosas
11h – Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Anil)
17h – Igreja Santa Terezinha (Irmãs Franciscanas de Jesus Crucificado)
20h – Vigília (Carmelo São José)

12 DE ABRIL
7h – Missa de Encerramento

SANTA TERESINHA*

Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon (França), no dia 02 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos e 271 dias. Nascida em uma família de ótimas condições financeiras e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa, que também se tornaram freiras (Maria, Paulina, Leônia e Celina).

Com a autorização do Papa Leão XIII, Santa Teresinha do Menino Jesus pôde entrar no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com apenas 15 anos de idade. Ao entrar no Carmelo, dedicou-se a rezar pela conversão das almas e pelos sacerdotes. Porém, trazia em seu coração o grande desejo de ser missionária, queria anunciar o evangelho aos cinco continentes do mundo. Até que descobriu no amor um caminho de perfeição: “no coração da Igreja, serei o amor. Assim, serei tudo, e nada impossibilitará meu sonho de tornar-se realidade” (História de uma alma). Logo após a sua morte, seria colocada como padroeira universal das missões católicas pelo Papa Pio XI.

A infância espiritual

Através do amor, desenvolveu a infância espiritual ou pequena via. Essa consiste na extrema confiança em um Deus que é Pai, o que foi consequência do seu relacionamento com seu pai Luís. Ele levou sua filha a olhar a Deus como um pai bondoso, amoroso e misericordioso. Por isso, Santa Teresinha do Menino Jesus pôde confiar e se lançar sem reservas nos braços d’Aquele que a leva como um elevador através de sua graça. Esse relacionamento filial gerou um transbordar de caridade, generosidade e gratuidade por parte da santa que desembocou na vivência com suas irmãs religiosas.

Leia Também:  Convite: Solenidade de Corpus Christi 2015.

Páscoa

Em seu leito de morte, com apenas 24 anos, Santa Teresinha do Menino Jesus, disse suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”. Após a sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos que se tornaram mundialmente reconhecidos. Assim realizou a sua promessa de espalhar uma chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. Sua beatificação aconteceu em 1923; e foi canonizada por Pio XI em 1925, que a chamava de “uma palavra de Deus”.

*Com informações da Canção Nova

0 0 votos
Classificação do artigo

Sobre Matheus Coimbra

Veja também:

Dia da Imunização: conheça o serviço dos centros de vacinas especiais

Atualizado: seg 23/06/2025 11:11Além dos mais de 20 imunizantes que o Sistema Único de Saúde …

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x