quinta-feira , 27 novembro 2025

Entrevista: Nilson Araújo fala sobre o equilíbrio infantil no uso de telas

Atualizado: seg 01/09/2025 19:34

Por: Ian Ferreira

 

Na tarde da última quinta-feira (28), o programa Estação 88 recebeu o escritor maranhense Nilson Araújo, para falar sobre seu novo lançamento na literatura infantil. O livro “Zeca e o celular: Encontrando o equilíbrio” traz uma reflexão importante para o contexto da sociedade atual. Mostrando, de maneira didática, como lidar com o tempo que crianças e adultos passam no celular.

Na história, Zeca, um macaquinho esperto, passa horas no celular e acaba se afastando dos amigos, da família e dos estudos. Com a ajuda do sábio Leão Sabidão, ele descobre que a tecnologia pode ser divertida, mas nunca deve substituir o brincar, a convivência e o aprendizado.

Falar sobre um tema como esse é de extrema importância. O tempo excessivo em frente às telas pode trazer diversos atrasos cognitivos no desenvolvimento da criança na primeira infância. Estudos apontam que crianças brasileiras passam, em média, mais de 5 horas por dia em frente às telas – um alerta que reforça a relevância do tema abordado pelo livro.

“Não basta proibir. Precisamos ensinar nossas crianças a refletirem sobre o equilíbrio no uso das telas. A educação digital começa em casa e deve ser construída com diálogo e presença”, destaca o autor, que também é pai.

A obra é indicada para famílias e escolas, incentivando conversas sobre hábitos digitais mais saudáveis e propondo atividades interativas para complementar a leitura.

0 0 votos
Classificação do artigo
Leia Também:  Veja o que abre e o que fecha em São Luís no feriadão da Semana Santa e Tiradentes

Sobre Ian Tadeu

Veja também:

Beneficiário do Pé-de-Meia ganha R$ 200 se fizer dois dias de Enem

Atualizado: sex 14/11/2025 11:29Os concluintes do ensino médio em 2025 que fazem parte do programa Pé-de-Meia …

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x